liberalismo.org
Portada » Foros » España » A pior consequencia do franquismo

España

Estos foros están cerrados. Podéis debatir en Red Liberal.

A pior consequencia do franquismo
Enviado por el día 4 de Enero de 2007 a las 21:36
Julgo que a pior consequencia do franquismo foi a deformação do nacionalismo basco. O nacionalismo basco era a coisa mais democratica da Espanha da década de 30, o racismo já tinha ficado para trás. Nos territórios bascos quase não houve atrocidades contra direitistas ou quem quer que seja na guerra civil ,provando que era perfeitamente possivel evitar isso e que se em outras partes da Espanha republicana não se evitou foi porque as autoridades não quiseram.Além disse eles evitaram isso sem precisar para isso fazer atrocidades contra a extrema esquerda.
E agora eles se tranformaram nisso :simples aproveitadores e cúmplices do terrorismo da ETA.
É como disse um PNVistas mais honesto: O pais basco de antes do franquismo desapareceu como a Atlantida.
Re: A pior consequencia do franquismo
Enviado por el día 4 de Enero de 2007 a las 21:40
antes incluso estaba bien visto como opositores y no sólo de palabras ante el franquismo, pero después se han convertido en una mafia organizada que mata por dinero.
Re: Re: A pior consequencia do franquismo
Enviado por el día 5 de Enero de 2007 a las 04:12
es cierto que se enquistó el problema vasco, tambien gibraltar, aunque es menos importante, pero para mi lo peor fué la autarquia, la politica economica que si bien en parte fué obligada por el bloqueo, tambien era una filosofia, y se pudo haber manejado de otras formas, si no se hubiera apoyado al eje en su momento por ejemplo, y descolgó a españa de europa en muchos aspectos.
Re: Re: Re: A pior consequencia do franquismo
Enviado por el día 5 de Enero de 2007 a las 13:55
El nacionalismo vasco de los treinta era derechista, en el sentido de tradicionalista y poco democrático, es decir retrógrado.
Y por ello precisamente no hubo tanta represión contra la derecha social, porque el PNV era un importante representante de ese sector, a la vez que aliado del gobierno central frentepopulista (lo que no impidió los intentos de acuerdo tanto con nazis como con musolinianos, este último concretado en la rendición de Santoña).
Re: Re: Re: Re: A pior consequencia do franquismo
Enviado por el día 6 de Enero de 2007 a las 01:28
Para Agente t:

Nas zonas controladas pelos anarquistas e poumistas muitas vezes as vitimas eram votantes ou membros socialistas prietistas e de Besteiro ou republicanos de centro e esquerda (ao contrário dos republicanos de direita os radicais que realmente apoiaram o golpe)justamente porque matavam pessoas somente por terem aparência e habitos de classe média.Já quando os prietistas e de Bestero quiseram reagir contra isso também foram muito violêntos contra os anarquistas e poumistas por intermédio dos comunistas os quais por sua vez também mataram alguns socialistas caballeristas e até preitistas e de Bestero ,nesses dois último caso sob a acusação pessoal de serem pró-franquistas sem os chamarem de trotskistas ,a única coisa é que as vitimas socialistas dos comunistas foram bem menores do que as vitimas socialistas dos anarquistas e poumismtas.
E para mim um partido mostra ser democratico pelos atos e o PNV na guerra civil mostrou ser democratico. Quanto a alianças estranhas ,a Finlândia democratica da década de 40 também fez uma aliança com os nazistas para tentar se defender dos russos.
O que importa não são tanto as alianças mas(pero)o que o grupo faz nas aréas sob o seu dominio.